Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sexta-feira, 26 de maio de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Conexão 106
No ar: Show Popular
 

Sérgio Machado
Radialista


O que faz um gestor em ano de eleições?
   
Apesar de estarmos enfrentando uma das piores crises econômicas e uma crise política sem precedentes na história do país, além de mais um ano de estiagem que muito afeta o desenvolvimento nacional e local, como bem dizia o poeta, “o tempo não pára”. É preciso, mesmo em meio a esse turbilhão de circunstâncias altamente desfavoráveis, eleger prioridades para mitigar os reflexos desses problemas no dia a dia da população.

E nesse quesito, justiça seja feita, o município de Quixeramobim tem contado com o empenho do prefeito Cirilo Pimenta e de sua equipe que, em convênio com o Governo do Estado e outros órgãos vem conseguindo com sucesso garantir o abastecimento mínimo da população. São medidas implantadas em todas as frentes, desde o atendimento emergencial a construção de obras que a médio e longo prazo possibilitem uma melhor convivência com o semiárido.

A execução da Operação Carro Pipa, a perfuração de mais de 100 poços artesianos e profundos nas zonas rural e urbana, além de cacimbões, somados à construção da adutora do Açude Pedras Brancas garantirão o abastecimento do município por pelo menos mais um ano.

O sistema de captação de água do subsolo da barragem de Quixeramobim através de ponteiras, pioneiro na região e reconhecido pela sua eficiência com uma vazão em torno de 50 mil litros/hora, foi também um importante aliado para o abastecimento da população da zona urbana ainda que em sistema de racionamento. Sem ele, sem dúvidas, a população teria sentido ainda mais a escassez.  Todas as ações foram acompanhadas pessoalmente pelo prefeito, que faz questão de participar de todas as etapas.

Na área da cultura, os esforços estão sendo empenhados, sobretudo, em três principais projetos importantíssimos para a preservação da nossa história e fomentação da cultura no cenário local: Um deles é a reforma da Casa Antonio Conselheiro, cujos recursos já haviam sido assegurados na gestão Cid Gomes e que agora a secretaria estadual da cultura está analisando o trâmite do processo para a sua concretização.

A restauração da Ponte Metálica, um dos principais cartões postais da cidade, também está garantida e compreenderá não apenas a estrutura física, mas também a instalação de uma nova iluminação, dando mais vida ao equipamento e segurança aos que por ali transitam.

O Memorial Antonio Conselheiro também será restaurado e, finalmente, concluído, com sua transformação em Centro Cultural, um espaço para a manutenção da memória do líder de Canudos e para o fazer cultural. Todas essas ações são aguardadas há bastante tempo pela população de modo geral e vem fortalecer não apenas a cultura, como o turismo no município que tem uma vocação forte para o turismo cultural.

Na área da saúde, muitos são os desafios, é certo. Mas, além do empenho da secretaria de saúde, que vem realizando mutirões nas zonas rural e urbana com vistas ao combate ao mosquito aedes aegypti, a população vem dando sua contribuição, sensibilizada pela necessidade de se evitar a proliferação do mosquito e o surgimento de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Enquanto o foco de muitos é a articulação em torno de se angariar apoios para pretensas candidaturas, a postura do gestor não poderia ser outra, afinal, é ano de eleições sim, mas independente disso, há demandas que não podem esperar e cabe ao homem público agir no sentido de cumprimento do seu dever de administrar, buscar soluções para os problemas da comunidade. Afinal, foi para isso que ele foi eleito.

Mas não é só isso: É preciso cada vez mais implantar uma cultura de diálogo com a sociedade, não apenas para ouvir suas demandas, mas para construir junto com ela as políticas públicas necessárias ao enfrentamento dos problemas. Administração se faz com mais diálogo e trabalho e menos blá blá blá.

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados