Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Segunda-feira, 29 de maio de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 

Sérgio Machado
Radialista


Um novo legislativo, uma nova sociedade
   
Câmaras municipais apáticas, vereadores que sequer conhecem o seu papel e as funções basilares do poder ao qual pertencem, que é legislar e fiscalizar os atos do executivo municipal, exercendo mandatos que funcionam muitas vezes como moeda de troca no jogo político.

A participação popular, fundamental na democracia, é um instrumento de transformação social e construção da cidadania, fato que deveria estar bem nítido na consciência daqueles que estão à frente dos poderes constituídos democraticamente.

O poder legislativo é o porta-voz da população, é o representante do povo e a serviço deste é que deve estar sempre, por isso, mudanças ainda que sutis que se observem devem ser reconhecidas e incentivadas para que se proliferem e possam dia após dia resgatar o legislativo do descrédito em que foi mergulhado.

A nova presidência da Câmara Municipal de Quixeramobim, por exemplo, exigiu dos servidores da Casa o cumprimento do horário de expediente, que, pasmem, não vinha sendo observado. O novo presidente também dará expediente em seu gabinete, atendendo à população. São atitudes que não deveriam ser extraordinárias, mas diante do que vimos nas últimas gestões constituem um grande avanço.

À frente da casa, um gestor. Vindo da Secretaria de Saúde, tida por muitos como uma “segunda prefeitura”, devido a sua estrutura, Carlos Roberto Mota Almeida enfrenta o desafio de transformar o legislativo municipal. Espera-se na sua gestão uma maior abertura para a participação popular, o que passa inevitavelmente por uma mudança de comportamento dos edis ali postos pela população, além de ações pontuais, como a construção de uma nova sede que possibilite realmente o acesso do povo à sua Casa e mais transparência na atuação do legislativo.

Cabe à sociedade ficar mais atenta ao trabalho desempenhado pelos vereadores e pela presidência da Câmara Municipal, participando ativamente, propondo, discutindo, e exigindo dos seus representantes que estes realmente exerçam o seu papel em prol da população, não desviando, sob qualquer pretexto, dessa premissa. O chamado está feito, o recado está dado. Arregacemos as mangas.
 

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados