Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 19 de novembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: As Melhores da Canudos
No ar: Domingo Sertanejo
 

Sérgio Machado
Radialista


Eleições vindouras apontam para um novo cenário em Quixeramobim
   

Em menos de um ano teremos novas eleições e a proximidade do pleito que se avizinha já movimenta o mundo político local. Acabou o período de filiações e troca de partidos para aqueles que pretendem entrar na disputa, que promete ser acirrada.  

 

Em Quixeramobim, o ex-prefeito e atual deputado estadual, Cirilo Pimenta deverá pleitear sua reeleição, contando com o apoio do atual prefeito Edmilson Júnior. A aliança política entre os dois é antiga, o que mudou foi o cenário. Edmilson, em sua primeira gestão tucano como Cirilo, optou por um mandato mais pautado pelo quesito técnico. Já na segunda gestão, além da troca de partido, quando deixou PSDB pelo PMDB, podemos observar uma tendência ao fisiologismo com uma gestão mais política, como forma de agregar seus apoiadores, dentre eles a predominância de integrantes do grupo do ex-prefeito Cirilo Pimenta, que até hoje goza de grande prestígio na administração municipal, sendo o principal mentor de Edmilson.

 

A adesão do prefeito ao PMDB e à base governista, tanto na esfera estadual quanto na federal lhe possibilitaram uma maior governabilidade e nesse processo uma figura se apresenta como o grande nome: o petista José Guimarães, que parte para seu segundo mandato na Câmara Federal. Guimarães, natural de Quixeramobim, é o responsável direto pela articulação junto ao Governo Lula, que vem possibilitando a execução de parcerias fundamentais para o desenvolvimento do município, com a destinação de grandes investimentos e a celebração de importantes convênios com o Governo Federal.

 

Outro nome cotado para a Câmara Federal é o do Deputado André Figueiredo, do PDT, partido que vem se reestruturando no município, com a adesão de importantes lideranças comunitárias e políticas locais. André, que vem tendo uma atuação elogiadíssima no Ministério do Trabalho, disputará votos com Guimarães e com o ex-governador Lúcio Alcântara, que quando à frente do Governo realizou um trabalho de muita relevância para o município.

 

Já para continuar na Assembléia Legislativa Cirilo Pimenta que tem se articulado e conta com apoio certo de importantes lideranças em municípios como Canindé, Quixadá, Boa Viagem, Jaguaribe, e principalmente na Capital cearense deverá enfrentar em Quixeramobim, seu principal colégio eleitoral, o socialista Mauro Filho, que conta com o apoio de Rômulo Coelho, principal adversário político da dupla Cirilo-Edmilson e do pai Mauro Benevides, provável candidato à Câmara Federal. Mauro Filho é um dos homens fortes do Governador Cid Gomes, e seu trabalho à frente da Secretaria da Fazenda Estadual o credencia como um dos nomes de peso para a disputa.

 

Em se falando de Mauro Benevides, o pai, a memória nos alerta da presepada  protagonizada pelos então dirigentes locais do seu partido, PMDB, que também é o partido do prefeito Edmilson Júnior, nos últimos pleitos. O partido não só desmoronou no âmbito municipal como perdeu importantes expoentes e inclusive foi questionado por muitos e bons observadores quanto ao tratamento dado a Mauro Benevides nos palanque do prefeito. Peemedebista histórico, ferrenho defensor da democracia, Maurão é um dos políticos que mais fizeram por Quixeramobim e com certeza isso se converterá em votos a favor do filho.

 

O apoio dado a Mauro Filho por Rômulo Coelho é o prenúncio do que poderá vir a ser o fim de um ciclo de domínio político do grupo de Cirilo em Quixeramobim. Mauro declarou recentemente que não medirá esforços para eleger Rômulo o próximo prefeito do Município. O grupo de Rômulo tem demonstrando um visível amadurecimento político vem somando apoios cada vez mais relevantes ao longo dos últimos anos e conta com a força do Governo do Estado.

 

O presidente da Ematerce, Zemaria Pimenta, irmão de Cirilo e seu adversário político nas últimas eleições é outro nome que compõe o staf do governador Cid Gomes com boas chances de sucesso nas urnas, assim como Luís Carlos Pontes, que também faz parte da base aliada do Governo.

Cirilo dessa vez partirá para a disputa sem contar com o Governo, fato novo em sua trajetória política, apesar de contar com seu sempre fiel discípulo Edmilson Júnior, que vem se desgastando nesse segundo mandato, perdendo apoios importantes que poderão, se somados a oposição, dificultar as pretensões futuras do grupo, que no mínimo deverá sair da zona de conforto e arregaçar as mangas, tentando aglutinar novos e antigos apoiadores deixados ao longo do caminho, aparando arestas e construindo o diálogo com a sociedade.

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados