Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Quarta-feira, 20 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 

Sérgio Machado
Radialista


Oito de Março e todos os dias da mulher
   

Fui convidado a participar da audiência pública comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, realizada na Câmara Municipal de Quixeramobim neste oito de março, ocasião em que algumas personalidades femininas locais foram homenageadas e outras viveram um dia atípico em suas vidas, passando pela experiência de ser “vereadora” por um dia.

 
A proposta do Conselho dos Direitos da Mulher é uma iniciativa brilhante que visa estimular o exercício da cidadania, possibilitando a inserção da mulher no centro das discussões. Foram convidadas mães, donas de casa, agricultoras, mulheres que nunca haviam adentrado na casa legislativa municipal e até mesmo desconheciam as verdadeiras funções que competem aos vereadores e vereadoras.

 
Nas palavras de uma dessas bravas mulheres, a síntese do que eu gostaria de passar para vocês. Relatou ela que ao receber o convite sua primeira atitude foi de questionar-se por ter sido convidada, quando na sua concepção outras pessoas mais “importantes” da comunidade rural em que reside, como uma professora ou diretora do colégio é que deveriam participar.

Ao ouvir isso, sua filha de apenas sete anos a incentivou: “Não, mãe, a senhora é que tem que ir, porque é seu dia, é o dia da mulher e a senhora é minha mãe”.

Com esse argumento cessou a dúvida e lá estava, na tribuna, falando para dezenas de autoridades e convidados uma mulher como tantas outras que se desdobram diariamente para cuidar dos filhos, do marido, do lar, das tarefas profissionais. Uma mulher que deveria receber o reconhecimento de todos não só no dia a ela dedicado.

Entre as reivindicações, mais médicos para a população, ampliação de escolas, mais segurança. Aspirações de uma cidadã que representa o que o teólogo Leonardo Boff classifica como a “essência do feminino”: o cuidado, essa característica tão peculiar que tem a mulher de cuidar do outro, de com a sua ternura dedicar-se a tornar o mundo um lugar melhor de se viver.

 
Quantas Marias nesse nosso país poderiam compartilhar conosco experiências de vida tão fantásticas quanto esta! Quantas guerreiras povoam esta nação. Mulheres que emendam jornadas duplas e até mesmo triplas para prover o sustento e a educação dos filhos, que batalham, que se capacitam, que sonham e que a cada dia nos mostram com garra, exemplos de superação.

 
À mulher, que muitas vezes esquece-se de si para cuidar dos outros, que ignora a sua própria importância e àquelas que lutam incessantemente para garantir novas conquistas todas as homenagens, todos os méritos.

À você, que tem aí do lado uma amiga, namorada, esposa, mãe, filha ou funcionária, um convite: vamos fazer de cada dia o dia da mulher, esse ser que tem o dom de aliar a ternura e a força, iluminando o mundo e  a vida de todos nós.
  


  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados