Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Terça-feira, 19 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Manhã 106
No ar: SerTão Conta Mais
 

Sérgio Machado
Radialista




Rádio: O papel da comunicação na sociedade
   

A Rádio Campo Maior chegou aos seus vinte anos com um propósito muito firme de ser uma ferramenta de comunicação e de prestação de serviços a comunidade, exercendo sua função de comunicar com ética, isenção responsabilidade e democracia, pois entendemos que até mesmo por ser o meio de comunicação mais acessível às massas, o rádio mais do que qualquer outro veículo de comunicação deve atentar para esses preceitos.

Comunicar é para nós um ato de responsabilidade. Não só a Rádio Campo Maior como o Sistema Maior de Comunicação como um todo têm a compreensão da importância de se fazer comunicação com imparcialidade, dando à população o acesso a informação e a participação.

Tais colocações precisam ser feitas em virtude das eleições municipais desse ano e de suas conseqüências na vida das pessoas. De modo muito íntegro e imparcial, estamos levando ao ar através da Rádio Campo Maior, no programa Repórter Ceará Especial uma série de entrevistas com os eleitos no último pleito eleitoral na região do Sertão Central, o que é para alguns candidatos a primeira oportunidade de se fazer ouvir pela população de seus municípios a partir de um veículo de comunicação oficial e de tamanha abrangência. Nesse formato o programa conta com um âncora (Ronildo Saldanha) e mais dois radialistas (Sérgio Machado e Eduardo Nascimento).

No programa Repórter Ceará tradicional, que tem como âncora Ronildo Saldanha, abrimos espaço para que aqueles que não foram eleitos sejam entrevistados e possam levar ao público seus agradecimentos e considerações sobre o resultado das eleições e disponibilizamos espaço ainda para a participação popular.


Fato é que, em pleno século vinte e um e, em franco processo de consolidação da democracia em nosso país, ainda há pessoas que acreditam que a comunicação deva estar à serviço de interesses políticos e pessoais em detrimento dos interesses coletivos e do direito a informação. Essa subserviência a que se prestam os maus profissionais macula a imagem do rádio e é contra essa prática que o Sistema Maior de Comunicação se coloca.


Aqui, o povo participa, sugere pautas, questiona. Estamos à serviço da população da forma mais democrática e limpa possível. Se nos chega uma denúncia, citamos a fonte, ouvimos as partes, levamos ao ar. Isso é trabalhar com seriedade, com liberdade, profissionalismo.

Já dizia Thomas Jefferson, ex-presidente norte-americano:”A única segurança que existe está em uma imprensa livre." É esse trabalho que fazemos, pois entendemos que nossa credibilidade reside na nossa imparcialidade, na nossa liberdade de informar e não de manipular, de dar espaço para que a população participe, de atender às demandas da comunidade no exercício de nossa função social, que é comunicar.

Ainda segundo Jefferson: "A força da opinião pública não pode ser resistida quando se permite que ela se manifeste livremente. A agitação que ela produz deve ser atendida”. Àqueles que não compreendem e censuram a democracia, um recado: escutem mais o povo. Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos, como dizem os mais velhos (e sábios).

Não quer crítica? Trabalhe. Quer elogios? Trabalhe. O segredo é esse: mais trabalho e menos arrogância, mais ouvidos e menos boca. O povo saberá reconhecer e se manifestará de acordo com o que vivenciar. A opinião pública é o reflexo da sociedade e é para ela que nós desenvolvemos nosso trabalho com profissionalismo, ética e independência. 

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados