Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sexta-feira, 26 de maio de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Conexão 106
No ar: Show Popular
 

Sérgio Machado
Radialista


Deputado denuncia desvio de verbas da saúde
   

Nesta segunda, 13, o deputado Osmar Baquit, do PSDB de Quixadá, denunciou irregularidades na aplicação de recursos públicos do Programa Saúde da Família e suposto desvio de verbas na Secretaria Municipal de Saúde daquele município.

Segundo o parlamentar, pelo menos três equipes do Programa Saúde da Família do município, estariam recebendo recursos do Governo Federal irregularmente e os médicos não estariam trabalhando nos locais indicados pela Secretaria de Saúde.

A fraude, conforme denúncia do deputado tucano acontece da seguinte forma: O dinheiro é repassado para a equipe e os médicos, supostamente, são pagos, mas como efetivamente os mesmos não trabalham, tampouco recebem por isso.

Com o hospital municipal sucateado e constante falta de medicamentos para a população, as denúncias dão conta de que a saúde em Quixadá caminha para o caos completo. E a situação da saúde não é preocupante somente em Quixadá, o caos é regional. No município de Quixeramobim, por exemplo, são constantes as reclamações da população quanto à falta de atendimento na zona rural, com relatos de que comunidades ficam meses sem receber a visita de médicos e dentistas. No Hospital Regional Dr. Pontes Neto, o atendimento também é precário.

Nota-se que em Quixeramobim, a ineficiência administrativa é tamanha, que mesmo havendo dois órgãos distintos – Secretaria de Saúde e Secretaria de Gestão Hospitalar - , os problemas só se acentuam, gerando mais insatisfação da população e onerando ainda mais o poder público, que mantém as duas estruturas administrativas.

Em grande parte dos casos, o problema não é a falta de recursos, como muitos gestores alegam, mas a má aplicação das verbas destinadas à saúde. O Programa Saúde da Família foi criado justamente para possibilitar um maior e mais fácil acesso da população ao serviço de saúde, mas na prática, no dia a dia, o que se vê são comunidades desassistidas, enormes filas nos postos de saúde das zonas urbanas e rural e destinação de fichas de atendimento em número limitado e insuficiente, o que acaba deixando muitas pessoas sem serem atendidas.


Mais um pleito eleitoral se aproxima e o que não faltam são promessas de mudanças. A população precisa ficar de olho e não se deixar enganar por promessas de “milagres”, pois nessa época todos os políticos têm na ponta da língua a solução para os problemas sociais. Chega de falação, a mudança tem que ser concreta, visível, sentida pela população. E não nos esqueçamos: o exercício da cidadania não se dá pura e simplesmente com o voto, mas com a fiscalização popular, com o acompanhamento das ações dos gestores e a reivindicação por melhorias, com compromisso de cada um em transformar a realidade político-social que se apresenta.


  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados