Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 19 de novembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 

Sérgio Machado
Radialista


Saúde em Barbalha: Uma lição de gestão para o Brasil
   
Quais são os problemas mais graves do Brasil? É impossível não colocar a saúde entre eles. Mas em Barbalha saúde não é problema, é solução não só para o próprio município, como para 65 municípios de quatro estados do Nordeste.

Imagine um hospital limpo, aparelhado, onde médicos e enfermeiros trabalham satisfeitos. Imaginou? Certamente você pensou em um hospital particular, não passou na sua cabeça que ele atende pelo SUS, não é? Pois bem. Ande pelos corredores do Hospital São Vicente de Paulo e veja se alguém fala mal do atendimento.

O Jornal Nacional apresentou na noite de ontem, uma reportagem sobre a saúde em Barbalha. A equipe de reportagem visitou a instituição das Irmãs Beneditinas, mais especificamente a oncologia, a maternidade e a UTI. Lá não conversou com nenhum paciente ou médico descontente.

O próprio secretário executivo do hospital, Antonio Ernane de Freitas, faz tratamento contra leucemia lá. “Quando descobri a doença em 2006, o remédio custava R$ 10 mil. Hoje não está tão caro, mas continuo recebendo pelo SUS, que não atrasa nunca”, disse.

O hospital filantrópico atende pelo menos 60% – mas pode passar dos 70% – dos seus pacientes pelo Sistema Único Saúde, tão criticado em todo o Brasil. Então qual seria o segredo do bom atendimento? A resposta, segundo a direção do hospital, é simples, mas difícil de encontrar por aí: boa gestão dos recursos.

“Não vivemos aperreados por causa de dinheiro, o SUS não atrasa, então, o que custa aplicar corretamente esses recursos? Acho que nada”, acredita Ernane de Freitas.

 “Geralmente, a administração pública só olha para o bolso”, critica a irmã Rosamaria, diretora executiva do hospital. “Não queremos saber se o paciente é rico ou pobre. A gente não trata paciente como número”, completa.

Saúde, uma conquista de Barbalha que merece ser mostrada para todo o país. E que sirva de exemplo para os nossos gestores. Não é preciso criar novas secretarias, superlotar as já existentes com apadrinhados políticos. O que precisa é gerir de forma honesta a coisa pública!

Estamos orgulhosos de perceber que a saúde no Brasil pode e deve ser levada a sério! Essa Instituição é um exemplo! Seus diretores deixam muito claro que a população do nosso país tem condição de receber um atendimento médico decente.Que o nosso povo aprenda a escolher melhor seus governantes; eles nos trariam um emprego responsável dos recursos arrecadados e tornariam nossa gente mais feliz!

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar

1 Comentário

por Jose Caubi Oliveira Magalhaes, em 27 de Outubro de 2010 as 13:31
Venho por meio deste e-mail,parabenizar os gestores do Hospital sao Vicente de Paula.e as Irmans Benedita pela. Otima gestao.desta unidade saúde.no municipio de Barbalha, Olha,eu moro ca capital da Republica (Brasilia D.F). onde á Saúde publica e um descaso total, Fico muito Feliz de ver,que no meu estado,e pricipalmente no interior!tér pessoas capacitadas e "ONESTAS" Fazendo a coisa certa na hora certa. Como dissr á Irma,as pessoas sao tratadas com dignidade,e nao como numeros. "PARABENS MESMO" UM GRANDE ABRACO A TODOS QUE FAZEM ÉSTA UNIDADE DE SAÚDE,UMA RÉFERENCIA PARA TODO BRASIL..... BRASILIA D.F 27/10/2010 CAUBI MAGALHAES.

Deixe seu comentário



Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados