Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sábado, 25 de março de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Canudos Bom Dia
No ar: Sempre Sucesso
 
 
 

Bruno Paulino
Membro da Academia Quixadaense de Letras. Autor dos livros “Lá nas Marinheiras e outras crônicas” (Imprece, 2012) e “A Menina da Chuva” (Premius, 2013)


 

Viagens, cardápios e tapioca
   
O escritor Jorge Amado no seu livro Navegação de Cabotagem, por entre uns tantos relatos de viagem para o fora do Brasil que narra, confessa ao leitor que sempre levava o país consigo no coração, mas infelizmente não levava farinha de mandioca. E, por isso, sentia bastante falta do alimento – todos os dias – principalmente nas horas do almoço e do jantar.
 
Eu nunca pus meus pés em terra estrangeira, pretendo fazer isso um dia, mas não agora, são planos para quando eu for velho, bem velhinho, aposentado e com dinheiro. Dizem que se conhece um país através de sua culinária e do seu tempero? E pretendo descobrir os sabores do mundo munido de garfo e faca, ou com aqueles palitinhos de chinês.

Por outro lado, sinto falta de algumas comidas de minha infância de menino cearense que estão por fora do cardápio moderno em minha própria terra, já que nesse mundo tudo tem que ser moderno, inclusive o cardápio. Chego à constatação – triste constatação – que todas as comidas tradicionais da minha gente foram substituídas por pizzas e bolachas recheadas, que eu fazendo meia culpa, confesso: até que gosto. Mas, no entanto, provar dessas iguarias não me impede de sentir falta das comidas de outrora. Sinto falta sim, sobretudo de tapioca amanteigada acompanhada de café e leite quentinhos à tardinha. Enfim, sou um sujeito que tenho um gosto antigo, e um paladar com memória proustiana.

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados