Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sexta-feira, 22 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
 

Bruno Paulino
Membro da Academia Quixadaense de Letras. Autor dos livros “Lá nas Marinheiras e outras crônicas” (Imprece, 2012) e “A Menina da Chuva” (Premius, 2013)


 

Sobre 'Chutando bola nos campos da minha cidade' do Prof. José Artur
   
Sem que ele soubesse, durante muito tempo travei silenciosamente com o Prof.José Artur a saudável disputa pelo último exemplar de jornal na cidade. Não foram poucas ás vezes que por volta do meio dia, quando eu desocupava do serviço na Sec. de Cultura, me dirigia à padaria (aqui em Quixeramobim os poucos exemplares de jornal que chegam da capital são vendidos na padaria) e perguntava ao atendente se ainda tinha o jornal do dia? Ao que ele me respondia ''o último exemplar foi vendido agorinha ao Prof. Zé Artur''. Não dava para mim, no caso ficar triste, até porque entendia que assim como eu, o Prof. Zé Arthur tinha (e ainda tem) na leitura do jornal diário uma verdadeira mania, dentre outras que confessa cultivar, tais como: a música e o futebol.
 
Bom, partindo dessa pequena história é que quero começar a falar sobre o livro ''Chutando Bola nos campos da minha cidade'' que recentemente o professor lançou em Quixeramobim, o trabalho tem um valor imensurável, até porque é assinando por um dos maiores conhecedores do futebol de Quixeramobim - tornando-se ao lado do radialista Viana Filho, na minha opinião duas verdadeiras enciclopédias vivas do assunto. 
 
O professor Zé Artur foi testemunha ou protagonista de grande parte do que narra no livro, e com sua boa memória nos oferece curiosas histórias e casos, além de explicar todo o processo de solidificação e transformação da pratica do futebol de campo em Quixeramobim na última metade do século passado. Por isso é com autoridade que ele elege os selecionaveis, ou seja, os maiores craques da pelota que na nasceram na terra de Antônio Conselheiro.
 
Do seu surgimento no campo do Prado (o local era um prado mesmo de corrida de cavalos, e foi adaptado como espaço futebolístico) ao glorioso titulo do intermunicipal de 89, o autor narra a criação de entidades para gerir o esporte como a Liga Desportiva de Quixeramobim - LDQ, e o Conselho Municipal de Desportos de Quixeramobim - CMDQ, assim como também se reporta a festa de inauguração do Estádio Carneirão, e a importância da então nova praça esportiva para a cidade, sem esquecer de contar como se deu a valorosa colaboração da imprensa no processo de divulgação e fortalecimento do Futebol Quixeramobinense.
 
O Prof. Zé Artur escreve em linguagem simples, sem maiores rebuscamentos, seu tom é professoral, bem didático, obviamente por conta de sua vasta experiência como educador. E o livro acaba sendo de agradável leitura para qualquer público.
 
Por fim gostaria de louvar a grandeza do gesto do autor de destacar nomes esquecidos de nosso futebol, que de muitos anos seguem, ou seguiram praticando o esporte mais cultuado no país, sem ter a devida lembrança e reconhecimento. Sem dúvida com esse livro é certo que o Prof. José Artur assinala um golaço.

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados