Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Quarta-feira, 24 de maio de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Conexão 106
No ar: Show Popular
 
 
 

Adísia Sá
Jornalista e Professora


 

Seca: tragédia anunciada
   
Os prognósticos não são alvissareiros, pelo contrário: assustadores. “A seca deve continuar no Ceará e causar problemas em zonas urbanas” – essa a manchete deste jornal do dia 21 de janeiro próximo passado. Normalmente estaríamos vivendo a quadra chuvosa, mas pelo contrário, estamos passando por uma das mais trágicas secas dos últimos anos.

A tragédia que cai sobre nós é propícia a que sugira aos leitores o “Quinze”, de Rachel de Queiroz, obra nascida ainda nos anos iniciais de sua mocidade. Também é oportuno pedir a todos: “olhem pro céu” e peçam a São Pedro que não nos esqueça. Sugiro, também, a leitura de matéria elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme/Banco de Dados O POVO, publicada neste jornal dia 21 de janeiro próximo passado).

E peço às donas de casa que poupem água, não exagerem na limpeza, muito menos na lavagem de calçadas, como vejo nas ruas de nossa cidade. Aguar plantas não significa deixar a torneira solta, aberta, escorrendo água horas seguidas. O momento é de respeito aos que, nos bairros mais afastados e, principalmente, no interior do Estado, saem de balde e latas em direção aos açudes buscando água para o preparo do “pão nosso de cada dia.”

E decoremos as informações da Funceme: “Com apenas 20% de volume total nos açudes do Estado, este ano começou com problemas para cidades como Canindé, Crateús, Caririaçu e São Luís do Curu.” Logo, logo a situação pode chegar a calamitosa e, com isso, trazendo interioranos para a capital em busca de socorro e ajuda. As pessoas mais idosas devem ter ainda lembrança do êxodo tomando estradas em busca de socorro na capital e navio para o Amazonas.

Em janeiro a imprensa noticiou que o governador iria à presidente Dilma levando plano de ações necessárias para enfrentar um quarto ano consecutivo de estiagem no Estado. Não li nada a respeito, ou seja, não soube o que conseguiu Camilo Santana. Foi? O que conseguiu?

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
Outros Artigos:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados