Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Segunda-feira, 25 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Canudos Bom Dia
No ar: Cristo é a Fonte
 
 
30/10/2013
Nayara Régyla apresenta artigo sobre psicologia escolar no 33º Papo Cultural

Aconteceu no dia 25 de outubro na casa de Antonio Conselheiro a 33ª edição do Papo Cultural, que teve como convidada a Psicóloga Nayara Régyla Silva Ribeiro, que realizou a apresentação de seu artigo, que tem como título: psicologia escolar e formação docente: encontros e conversas. Pesquisa feita durante três meses de estágio supervisionado na Escola de Ensino Fundamental Heloísa Dinelly em Quixeramobim, para conclusão do curso de Psicologia na Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá-CE, no primeiro semestre de 2013.

Durante a apresentação de seu trabalho, Nayara destacou a importância da psicologia escolar no apoio pedagógico das escolas, mas que isso ainda é muito distante da realidade na maioria das escolas públicas do país. “Aliás, até nas particulares são poucos profissionais envolvidos no projeto pedagógico das escolas. E quando tem, muitas encaram o psicólogo como se ele pudesse revolver todos os problemas e deficiências de aprendizagem e casos de indisciplina da escola. Enfim, muitos esperam que o psicólogo seja a tábua de salvação de todas essas dificuldades. E não será”, afirmou.

Foi justamente diante de tais inquietações e desafios que ela desenvolveu a pesquisa na Escola Heloísa Dinelly. Segundo Nayara, no início de seu trabalho de campo, os professores ficavam curiosos só observando sua presença na escola, mas depois com o desenvolvimento da proposta, foram se aproximando, o que facilitou a realização das oficinas com eles. “Foi um momento muito rico, cheio de trocas de experiências, diante de tantos desafios que tem uma escola de periferia. A maioria do grupo de professores é comprometida para o sucesso escolar e com a aprendizagem das crianças, mesmo sendo a maior parte deles prestadores de serviço. Isso nos mostra que é possível um trabalho melhor desde que as políticas públicas educacionais fossem tratadas com mais seriedade e planejamento a médio e longo prazo, com a construção de uma proposta pedagógica que envolva outros profissionais que possam dar suporte ao trabalho dom professor. E o psicólogo escolar pode contribuir para isso”.

Segundo Ailton Brasil, presidente da ONG. Iphanaq, que estava presente ao evento, a pesquisa realizada por Nayara Ribeiro deve ser socializada nas escolas para o conhecimento dos professores de todas as áreas: “A referida pesquisa tem muito a contribuir na nossa atuação enquanto professor, que enfrenta dia a dia desafios diversos em sala de aula. E essa pesquisa será de muita valia, pois nos fornece subsídios para essas questões, que necessitam do apoio da psicologia escolar. Nossa formação docente é precária dessas informações”, destacou Ailton Brasil.

Para finalizar o Papo Cultural, foi realizado um debate onde outras questões também foram discutidas pelo público presente, composto por professores, estudantes, pais e profissionais liberais.
Após o debate, o coordenador do evento, Neto Camorim, fez a entrega de uma menção honrosa da ONG. Iphanaq para a convidada, pela apresentação de sua pesquisa.

Além da apresentação da pesquisa foi realizada a exposição de imagens fotográficas feitas durante a 26ª Romaria da Terra de Canudos, na Bahia, nos dias 18 a 20 de outubro que contou com a participação de um grupo de integrantes do IPHANAQ: Neto Camorim, Edmilson Nascimento, João Paulo Barbosa e Elistênio Alves, conduzidos pelo motorista Fausto Lopes.

O projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município. 

Postado por: Neto Camorim- Coordenador do Papo Cultural

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados