Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Segunda-feira, 25 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Canudos Bom Dia
No ar: Cristo é a Fonte
 
 
18/03/2009
Iphanaq festeja nascimento de Conselheiro com Glauber Rocha

O Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Quixeramobim (ONG Iphanaq) comemorou na sexta, 13, em Quixeramobim, os 179 anos de nascimento de Antônio Conselheiro, em programação marcada por debate transmitido em cadeia de rádio e por edição especial do Cineclube Iphanaq. Na proposta de atualizar a memória de Conselheiro na contemporaneidade, o aniversário de Conselheiro, em 2009, foi antenado aos 70 anos de nascimento do cineasta Glauber Rocha, passados em 14 de março.

O aniversário de Conselheiro ligou-se na prática à memória de reivindicação. Após solicitações por escrito do Iphanaq à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e com matéria publicada na data pelo Jornal O Povo, a Casa recebeu equipe técnica para realização de laudo sobre estrutura da Casa. A Secult enviou dois profissionais para diagnosticar problemas que, a partir do laudo técnico, podem tomar providências para reforma ou restauração. A equipe recebeu do Iphanaq ofício solicitando à Secult um Estudo Museológico sobre a Casa, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição para solucionar problemas e tornar a Casa mais viva e segura.

Temáticas - A idéia de loucura, a organização histórica, a religiosidade, a violência e o turismo foram debatidos na ligação dos mesmos com Quixeramobim e o mundo, na vivência de Conselheiro e na obra de Glauber Rocha, cineasta baiano nascido em Vitória da Conquista.

Durante o programa transmitido em cadeia de rádio, de 12h às 13h45, foram debatidos questões ligadas à memória de Conselheiro como a justiça, a solidariedade e a transformação social a partir da organização da comunidade. Debateram essas e outras questões o presidente da Iphanaq, Neto Camorim, o Diácono Adauto Farias, representando a Paróquia de Santo Antônio, e o professor Danilo Patrício, Diretor de Articulação da ONG. O programa foi mediado pelo radialista Paulo Simião e teve transmissão na íntegra das rádios Campo Maior, FM Canudos e Antena Centro.

Respondendo pergunta de um ouvinte, o Diácono Adauto admitiu que a Igreja Católica tomou posição equivocada à época do Massacre a Canudos. O religioso elogiou a as iniciativas dos conselheiristas na História do Brasil. “Acho que a Igreja tinha sim que pedir perdão por questões como essa e hoje temos que ter clareza disso”, observou o religioso, que se ordena nos próximos dias e já realiza trabalho
em Quixeramobim.

O programa também teve participação de Dona Josélia, que falou diretamente de Canudos e parabenizou os quixeramobinenses pela programação ligada à memória de Conselheiro. “Além do 5 de outubro, do fim da guerra (de Canudos), aqui a gente lembra o 23 de setembro, a morte dele, e fico feliz por vocês festejarem esse nascimento. Um dia ainda quero conhecer essa cidade”, vislumbrou.

Cinema - Na noite da sexta-feira 13, no Memorial Antônio Conselheiro, o Cineclube Iphanaq foi apresentou o documentário Glauber o filme – Labirinto do Brasil, de Silvio Tendler (Brasil, 2004). A apresentação e a mediação foram realizadas pelo Diretor da Escola da Audiovisual de Fortaleza, Lenildo Gomes. “Vocês estão de parabéns. Tenho anos de Cineclube e dificilmente ficamos com um bom número de pessoas no debate após o filme”, avaliou o mediador, que é mestre em Ciências Sociais. No próximo fim de semana, o Iphanaq realiza a 4 exibição do Cineclube Iphanaq, na Vila de Fogareiro.  

No bate-papo após o documentário sobre Glauber, os participantes ressaltaram semelhanças nas trajetórias de Conselheiro e o cineasta baiano. Antes do filme, também no Memorial, a programação contou com apresentação da Banda de Lata do Assentamento Recreio, de Quixeramobim.        
Postado por: Danilo Patrício

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

4 Comentários

por francisco ferreira ou PEQUENO, em 27 de Outubro de 2010 as 16:41
estou em sao paulo e estou matando a saudade de quixeramobimouvindo a radio escuto muinto bem aqui em sao paulo um abraço a todos de quixeramobim
por osvaldo, em 31 de Março de 2009 as 19:58
entra-ano-sai-ano, sopra-vento-para-vento, sol-sol-chuva-sol-sol, e o pessoal do iphanaq segue construindo as rememórias do sertão e do conselheiro, com alguns e apesar de muitos. que mais gente boa se junte ao grupo.
por Neto Camorim, em 26 de Março de 2009 as 23:27
Muito oportuno e interessante comemorar o aniversário do Conselheiro com o do Glauber Rocha. Foram dois nordestinos(Um cearense de Quixeramobim e o outro baiano) que fizeram de suas idéias, algo que de fato incomodou a sociedade de suas respectivas épocas. Tanto Glauber como Conselheiro souberam transformar os seus sonhos em atitudes que ainda inquietam no Brasil de hoje.
por gutierre, em 23 de Março de 2009 as 08:42
parabéns ao sistema maior pelo o apoio e abertura para q se propague o ídeal de Atº conselheiro e é claro o nosso reconhecimento.Esperar-se-ei que não deixemos morrer essa memória mais do que viva de conselheiro,e que estudemos ele não só como mito de calendário, mas, uma pessoa de extrema admiração não só por parte de historiadores,antropólogos mas por todos.

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados