Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Quinta-feira, 19 de outubro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: A Hora da Misericórdia
No ar: Hora da Misericórdia
 
 
05/10/2009
Cineclube Iphanaq vivencia em Berilândia um sertão de arte e encanto

O cineclube Iphanaq, dando sequência ao projeto de cinema itinerante pelo sertão de nosso município, esteve no sábado, 26 de setembro, na Vila de Berilândia. Na oportunidade, apresentamos ao público presente no auditório da Escola de Ensino Fundamental Jonas Gonzaga, o filme Kenoma, dirigido por Eliane Caffé. Logo após a exibição, foi realizado um debate onde a comunidade refletiu sua realidade a partir do cinema. Antes, às 18:30h, foi exibido para as crianças o curta Devoção, da Programadora Brasil (programadorabrasil.org.br), onde elas, além do divertimento, puderam conhecer outras propostas envolvendo a linguagem audiovisual. 

É importante ressaltar que na viagem a Berilândia tivemos a companhia do jornalista Átila Bezerra, que se deslocou de Fortaleza para realizar imagens envolvendo pesquisa com levantamento de informações feitas pelo diretor técnico de articulador da Ong Iphanaq, Danilo Patrício. Tivemos também a colaboração da jornalista Viviane Lima e a valiosa companhia de Luciano Brito de Alencar, nosso guia e roteirista, além do humor a todo momento, para descontrair a viagem.

Na oportunidade foram feitas algumas filmagens e fotografias com alguns moradores das comunidades de Cosmo Paz e Berilândia, quando falaram sobre suas experiências de trabalho nos garimpos na extração de pedras preciosas, como Seu Pirão, Neco Brito, Valmir da Quita e Luiz Serrano, todos ex-garimpeiros. Destaque para o ainda garimpeiro Haroldo Brito de Alencar, que além de apresentar sua experiência de trabalho nos garimpos, gentilmente nos acompanhou até a Mina dos Tonhos, para as filmagens nos túneis, onde continua trabalhando diariamente. Na ida e na volta tivemos a grata visita feita  à Mercearia e Museu do Sr. João Vitorino, na Vila de Cangati, atual Nenelândia.          

A idéia da Ong Iphanaq é retornar a região e ampliar as pesquisas e filmagens para finalizar trabalho com imagens sobre as experiências desses garimpeiros e seus espaços de sociabilidades.

Vale ressaltar que o Cineclube Iphanaq tem o apoio do SESC-Ler de Quixeramobim,da Secretaria de Cultura e Turismo do município e do Sistema Maior de Comunicação. O Cineclube de Berilândia teve o apoio fundamental do Professor do Centec- Sertão Central, Jardel da Paixão, que gentilmente cedeu o transporte para levar os equipamentos de projeção até a comunidade, além da hospedagem para parte da comitiva da viagem. 

Projeto Fábrica Viva em fase de mobilização           
O projeto Fábrica Viva - Cultura e Experiência Social dos Trabalhadores está se mobilizando após a fase de planejamento no mês de agosto. Os meses de setembro e outubro serão destinados para os primeiros contatos com os trabalhadores da Fábrica de calçados Aniger, bem como as visitas e mobilizações dos operários para as exibições dos filmes, que começam em novembro. 

O referido projeto tem como objetivo potencializar sociabilidades dos trabalhadores a partir da visibilidade dos mesmos, em condição de exploração do trabalho subemprego na Fábrica de calçados Aniger, em Quixeramobim. O projeto propõe ações desencadeadas a partir da exibição coletiva e aberta de filmes, com temáticas relacionadas às experiências dos trabalhadores nos Bairros Conjunto Esperança, Mutirão da Pompéia, Monteiro de Morais e Maravilha, além do distrito de São Miguel.         

As exibições reúnem depoimentos, fotografias e vídeos expostos nas comunidades, dando visibilidade e divulgação na imprensa às reivindicações dos operários e encaminhados como demandas jurídicas coletivas. 

Iphanaq se reúne com MP de Quixeramobim 
A Ong Iphanaq, através do presidente Neto Camorim e de Osvaldo Costa, esteve no dia 30 de setembro reunida com o Dr. Enéas Romero, promotor local, representante do Ministério Público Estadual. Na oportunidade, foi entregue um ofício pedindo informações sobre o plano diretor do município. O atual está defasado e a cidade precisa de um novo Plano com texto adequado às diretrizes do Estatuto das Cidades, em vigor desde 2001. Também foi apresentada uma nota de apoio aos promotores, pelo trabalho realizado em Quixeramobim, denunciando irregularidades e mazelas políticas locais, não investigadas anteriormente.            

Aproveitamos a visita e definimos, com data ainda a confirmar, uma audiência pública para discutir a situação do centro histórico da cidade, a partir das recomendações feitas pelo IPHAN à prefeitura municipal, com a definição da área poligonal de preservação. Ficou definido que o Ministério Público fará o convite às instituições e autoridades envolvidas. O Iphanaq colabora com a mobilização dos setores sociais interessados na preservação do patrimônio histórico, na condição de bem cultural do município.  

Neto Camorim- Coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e presidente da Ong Iphanaq. 
netocamorim@hotmail.com
Postado por:

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados