Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Segunda-feira, 25 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Canudos Bom Dia
No ar: Cristo é a Fonte
 
 
03/12/2010
Cineclube Iphanaq volta ao distrito de Encantado

No último dia 23 de novembro, às 18h30, o Cineclube Iphanaq esteve mais uma vez na Escola Aloísio Barros Leal- sede do distrito de Encantado- levando o cinema àquela comunidade. Desta vez, exibimos o filme Abril Despedaçado- direção Walter Salles- para um público constituído de alunos do ensino médio, professores e moradores em geral.

Como já tinha acontecido em 2009, tivemos a presença de um bom público, algo em torno de 80 pessoas. Ao final da exibição, foi realizado, um proveitoso debate, contribuindo para que, além de uma atividade de lazer, a comunidade possa, a partir do cinema, refletir sobre a realidade que vive, dentro de uma ação política e pedagógica, objetivo principal desse projeto.

Segundo populares presentes ao evento, foi uma exibição e um debate muito interessante, já que as imagens e o cenário do filme têm muita semelhança com a região do Encantado: uma característica de linguagem convidativa ao público a participar do debate.

O Projeto Cineclube Iphanaq trabalha com cinema itinerante pelo sertão de Quixeramobim, acontecendo uma vez por mês em uma comunidade do município, recebendo apoio do SESC-Ler e do Sistema Maior de Comunicação.


Ponto de Cultura Patrimônio Vivo realiza formação continuada em audiovisual
O Ponto de Cultura “Patrimônio Vivo”, realizado pela Ong Iphanaq com recursos do Governo Federal (Minc) e do Governo do Estado (Secult), reuniu no dia 27 de novembro a turma que participou das oficinas em 2009, na residência da aluna Ana Cristina Rodrigues, no Bairro do Depósito, para exibição do documentário “O fim e o princípio”, de Eduardo Coutinho.

O objetivo desse encontro foi possibilitar uma melhor capacitação em audiovisual para aqueles alunos que despertaram um maior interesse pela temática. E nada melhor do que a produção de Eduardo Coutinho, que é considerado um dos melhores documentaristas dos Brasil.

Na oportunidade, foram exibidas as produções de documentários realizados pelos próprios alunos do ponto de cultura, que participaram das oficinas de formação em audiovisual, ministrada pelo documentarista Alexandre Veras, em parceria com o projeto ¨Das pinturas rupestres as Interações Estéticas¨- Funarte- com residência em pontos de cultura.


Iphanaq entrega carta cultura e patrimônio: Propostas concretas para Quixeramobim
Como proposta concreta no campo Cultura,a Ong iphanaq encaminhou no último dia 22 de novembro à Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e cópias para a Secult, Iphan-Ce e Ministério Público- Promotoria de Quixeramobim, uma carta aberta com propostas públicas sugerindo ações para a Cultura no município.

O objetivo dessa carta proposta é tentar sensibilizar e cobrar como sociedade civil às autoridades municipais, com apoio das instituições acima citadas, para a necessidade de se avançar em políticas culturais concretas em Quixeramobim. Uma das mais antigas vilas do Ceará Provincial, portanto, um município de uma importância histórica valiosa em nosso Estado, mas que tem vivido um processo de destruição de seu patrimônio histórico arquitetônico de forma avassaladora nos últimos anos. Precisamos de fato, cobrar medidas urgentes sobre tais questões.

Leia na íntegra a carta cultura e patrimônio- proposta para Quixeramobim no site:  www.patrimoniovivo.com.br e no Blog: www.pontoiphanaq.glogspot.com.  Seja parceiro nessa luta pela história e a memória de Quixeramobim.


Iphanaq lança edital para eleição de sua nova diretoria
O presidente da Ong. Iphanaq, Francisco Chagas da Silva Neto (Neto Camorim), lançou no último dia 23 de novembro edital de convocação para a assembléia geral da entidade que se realizará no dia 26 de dezembro de 2010, às 9h, no Liceu de Quixeramobim, para a escolha da nova direção da entidade.

Na oportunidade, além da eleição da nova diretoria para o próximo triênio, serão apresentados os novos sócios efetivos e colaboradores, o balanço financeiro de 2010 e o relatório das atividades realizadas pela gestão que agora conclui seu mandato, além do planejamento das ações do Iphanaq para 2011. 

Postado por: Neto Camorim- Historiador e Presidente da Ong. Iphanaq

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados