Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 23 de abril de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Show dos Bairros
No ar: Musical 840
 
 
14/01/2011
Osvaldo Martins e o Casarão da Prefeitura

Osvaldo Costa percorre as memórias sentimentais e da subjetividade, vividas e lembradas, recorrendo ao campo de informações e apontando para o sentido público que se ressignifica nas questões do patrimônio relacionadas aos usos práticos de grandes edificações. Acompanhe o texto que dialoga com as fotos da trajetória da cidade.

Osvaldo Martins e o Casarão da Prefeitura

Em sete de dezembro de 2010, completou-se um ano do falecimento de Osvaldo Martins de Almeida, meu pai, prefeito de Quixeramobim por duas ocasiões (1975-77; 1983-1989). A intenção desta coluna não é abordar a minha condição de filho, mas realçar a memória deste homem naquilo que ela dialoga com as questões públicas do Município.

Poucos sabem, mas foi Osvaldo Martins quem garantiu para o patrimônio histórico de Quixeramobim o sobrado que hoje sedia a Prefeitura Municipal. A intervenção deu-se durante seu primeiro mandato, entre 1975 e 1977. Osvaldo havia sido eleito vice-prefeito em chapa encabeçada por Alfredo Machado que, eleito deputado estadual, deixara o cargo para assumir o mandato legislativo.

Até migrar para o sobrado, a prefeitura funcionava na Casa de Câmara e Cadeia, hoje Câmara Municipal. A edificação pertencia à família Pimentel e estava em situação muito precária quando Osvaldo propôs a aquisição pela Administração. Após negociação, o casarão foi comprado, restaurado e entregue à população como sede do Executivo Municipal. Todo o processo teve assessoria técnica do arquiteto Fausto Nilo.

A inauguração aconteceu às vésperas do prefeito encerrar seu primeiro mandato. O fato motivou uma brincadeira. O Governador do Estado, Adauto Bezerra, comentou que não entendia como um morador reformava uma casa e a entregava tão bela para um outro morar. Ao comentário, Osvaldo respondeu que não seria ele quem devia desfrutar de sua ação, mas a história e o povo de Quixeramobim. Seis anos mais tarde, Osvaldo foi eleito prefeito e cumpriu seu segundo mandato no novo paço municipal.

Trinta e quatro anos depois, as legislações atuais e a mobilização da sociedade civil  em torno de questões do patrimônio público, comprovam a grandeza da intervenção do prefeito. Não fosse isso, o casarão da Família Pimentel provavelmente estaria demolido ou sofrendo dilapidações e Quixeramobim teria perdido mais um prédio de grande importância histórica e arquitetônica.

Osvaldo Costa é psicanalista e integrante da ONG Iphanaq, agora como Diretor de Articulação Técnica.


Legenda das fotos: reforma do casarão na década de 1970 após adquirido pelo município, que passa a tê-lo como sede do executivo municipal.

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Postado por:

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

4 Comentários

por Eliana Brasiiense Pimentel Batista, em 07 de Novembro de 2014 as 16:12
Boa tarde. Sou filha de Joao Guerra Pimentel, irmão de Antonio Augusto Guerra Barata Pimentel mais conhecido como Padre Pimentel. Os dois são filhos de Antonio Augusto Barata Pimentel cuja fazenda de sua propriedade era a Fazenda da Barrocas. Estou resgatando a historia da minha família de Quixeramobim e fiquei sabendo que esse casarão pertenceu a minha bisavo, mae de Antonio Augusto Barata Pimentel. Meu pai saiu de Quixeramobim muito novo, indo para Fortaleza e se alistou no Exercito. Minha mae também é de Fortaleza e eu nasci também nesta capital. Com a morte de um irmão de meu pai, o sr. Jose Guerra Pimentel, meu pai resolveu sair do Ceara e viemos fixar residência em Juiz de Fora/MG, depois em Manaus e apôs cinco anos retornamos para Juiz de Fora. Bom, atualmente resido em Niteroi/RJ e estou curiosa sobre a historia da minha família por parte de pai. Onde eu poderia obter informações sobre a minha bisavó por parte de pai e sobre a família da minha avo, a senhora Carmelita Guerra Pimentel? Voce sabe me informar se a fazenda das Barrocas ainda existe? Estou querendo conhecer a cidade de Quixeramobim e preciso de uma recomendação de hotel ou pousada, você pode me ajudar? Agradeco desde ja sua atenção e agradeço aao seu pai pela preservação do sobrado que pertenceu a minha família e que hoje é patrimônio da cidade. Saudacoes e aguardo seu contato!
por Rafael Nogueira Silva, em 07 de Fevereiro de 2013 as 08:34
Alguém sabe o ano dessa reforma?
por MARIA CÉLIA GOMES DE FREITAS, em 25 de Agosto de 2011 as 17:59
Parabéns pela bela iniciativa do seu pai, Osvaldo Martins! Entre tantas qualidades como prefeito, essa de conservaar o Patrimônio Histórico, só engrandece a sua memória. Sou casada com Marcelo Pimentel, da família da qual o casarão faz parte. Só temos a agradecer esse ato do seu pai. Abraços. Gosto muito do seu site, pq adoro a cidade de Quixeramobim, e suas histórias.
por Bruno Paulino, em 14 de Janeiro de 2011 as 16:45
muito bacana o texto Oswaldo, deixo aqui um poema de Mario Quintana: "Quem disse que eu me mudei? Não importa que a tenham demolido: A gente continua morando na velha casa em que nasceu."

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados