Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 30 de abril de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
12/04/2011
Feriado municipal dia do evangélico. E o de Conselheiro?

Foi aprovado recentemente na Câmara Municipal de Quixeramobim o feriado municipal dedicado aos evangélicos. Será dia 15 de abril e que para minha surpresa, já vai vigorar agora.

Nada contra um dia dedicado aos evangélicos, aliás, já existe a nível nacional que é o dia 30 de novembro. Em minha opinião, como o estado é laico, não deveria haver feriado para religião nenhuma, e sim data comemorativa a todos os credos e religiões. Tal medida não passa de atitudes politiqueiras de nossos representantes que deveriam criar leis que de fato melhorasse a vida da população e não ficar criando feriado para angariar votos.

O que me estranha, é que há anos se reivindica a criação pela Câmara Municipal de uma lei que dedique o dia 13 de março (dia de nascimento de Antonio Conselheiro) as comemorações e reflexões desse conterrâneo tão ilustre e reconhecido em todo o Brasil, pela sua ação em defesa dos mais humildes e explorados sertanejos no início da república, mas esquecido em sua própria terra, vergonhosamente pelos nossos homens públicos. Aliás, estou sendo ingrato. Eles se lembram de seu nome em palanques em períodos eleitorais.

Não defendo a criação de feriado alusivo a Antonio Conselheiro, aqui no Brasil já tem demais, mas uma data comemorativa (dia 13 de março) onde escolas as realizassem concurso de redação, ciclo de palestras, debates nas emissoras de rádio e outras apresentações culturais em sua homenagem. Mas para isso acontecer com maior destaque é preciso empenho e compromisso dos poderes legislativo e executivo municipal, que lamentavelmente nunca fazem nada de destaque e nem apóiam as ações da sociedade civil, como evento Conselheiro Vivo que a Ong. Iphanaq realiza desde 2008. Nunca é demais lembrar que promover políticas públicas culturais e preservar a história e a memória é uma obrigação constitucional do poder público.

Espero que os nossos representantes reflitam sobre tais questões e façam algo de concreto ao nosso Conselheiro para que de fato possamos transformar esse grande líder do Brasil em porta voz da nossa história e memória coletiva, pois foi construindo o bem comum que ele se destacou na Guerra de Canudos. Por tal razão incomodou tanto os poderosos da época. Será que ela continua a incomodar e por isso não querem lembrar e preservar sua história? Eu acredito nisso! E você?

GESTÃO CULTURAL INICIA COM OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Foram iniciadas nos dias 09 e 10 de abril, no Liceu de Quixeramobim, as oficinas do módulo de Gestão Cultural do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. Essa primeira oficina foi voltada para a elaboração de projetos culturais, e ministrada pelo Jornalista Aécio Santiago, produtor cultural da Letra Viva Cultura Inteligente.

Durante todo o sábado, os alunos tiveram a oportunidade de estudarem passo a passo de como elaborarem projetos, uma das grandes dificuldades de quem milita na área cultural. Segundo Aécio, “idéias as pessoas têm muitas, mas às vezes não colocam no papel”. Além de romper com o desafio de escrever é preciso aperfeiçoar a leitura e pesquisar sobre as experiências bem sucedidas para desenvolver um bom projeto cultural. Só assim será possível conquistar resultados.

Com esse intuito, no domingo os alunos tiveram a oportunidade de exercitarem na prática as discussões teóricas realizadas no dia anterior. Divididos em grupos eles passaram a escrever três propostas de projetos. Produção de cartão postal dos pontos turísticos de Quixeramobim, Curso de preparação de guias para realização de roteiros culturais e da peça teatral sobre “Dona Guidinha do Poço”, baseado no livro de Oliveira Paiva, para se apresentada na sede, nos distritos e municípios vizinhos.

Segundo Elistênio Alves, a importância dessa oficina de elaboração de projetos, “é que diferente das outras que participou, foi possível colocar em prática as idéias e romper com as dificuldades de escrever o projeto, o maior desafio que geralmente enfrentamos”.

No próximo fim de semana dias 16 e 17 de abril as oficinas de Gestão Cultural e elaboração de projetos terão continuidade. Os alunos concluirão os projetos que começaram e escrever e o oficineiro Aécio Santiago retorna para desta vez trabalhar a política de editais.

O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da Ong. IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Tem o apoio do Liceu de Quixeramobim, Sistema Maior de Comunicação e do SEBRAE.

Postado por: Neto Camorim - Historiador e Professor do Liceu de Quixeramobim / netocamorim@gmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

2 Comentários

por Dauria Braga, em 15 de Abril de 2011 as 12:15
Prezados Senhores Acredito no trabalho, e gostaria de expressar o quanto me sinto feliz por saber que tem um grupo de pessoas da minha querida Quixeramobim, buscando trazer cada vez mais a importancia deste grande homem brasileiros que foi o Antonio Conselheiro. (O Maior socilista que este pais teve). Mas, todavia gostaria que os senhores direcionasse os vorços esforços, no sentido de trazer mais turismo para Quixeramobim, buscando o Sr. Secretário de Turismo do Ceará e ir até Brasilia tambem, com projetos como por exemplo. Reestruturar, modernizar o memorial, que vejo que está totalmente ultrapassado, necessitando de um toque contemporaneo e moderno como afigura do conselheiro e como tambem, buscar elaborar um projeto da criação de umj monomento (Estátua) de Antonio Conselheiro em tamanho gigante, agregando em sua volta fonte luminosa, em que Quixeramobim já teve com jatos de luzes e um local para este monumento seria exatamente onde se iniciou a luta pela liberdade e criação de nossa cidade, em frete ao prédio da camara municipal on os senhores vereadores já devriam ter deixado este predio patrimonio historico de nosso municipi e ali se fazer um arquivo público.
por wendell Britto, em 15 de Abril de 2011 as 00:30
Muito bom o artigo do Neto Camorim, confesso que fiquei curioso em conhecer essa iniciativa. melhor ainda as indagações aqui explanadas, acho que temos motivos mais plausivos para ficarmos um de folga em nossas residências.

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados