Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sábado, 18 de novembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Manhã 106
No ar: Sábado é Show
 
 
24/08/2011
Ponto de Cultura conclui Oficinas de Fotografia

Depois de três finais de semana de estudos teóricos e práticos com uma carga horária de 36h, foi concluído nos dias 20 e 21 de agosto as oficinas o módulo de fotografia da segunda turma do ponto de Cultura Patrimônio Vivo.

Esta terceira oficina assim também como já tinha acontecido na anterior, foi dedicada a sua primeira parte a aulas práticas, onde os alunos retornaram ao centro da cidade, no mercado público para produzirem mais fotos.

Para os alunos participantes da oficina, desta vez se sentiram mais a vontade para fotografar. As pessoas estavam mais receptivas, e alguns pediam para serem fotografados. Para alguns alunos, isso aconteceu devido ter mais gente na praça do mercado da carne, por está acontecendo um show musical com dois artistas peruanos de passagem pela cidade vendendo CDs.

Após esse momento os alunos se deslocaram ao Liceu, onde aconteceu a continuidade a oficina, onde a professora pediu para cada um selecionar as fotos que mais gostaram para então conversar sobre elas e realizar a edição.

“Foi um momento de muito aprendizado para todos nós. Cada um mostrou as suas fotos, no qual escolheram três para serem editadas. Uma experiência ímpar”. Disse Lívia Vanessa, aluna da segunda turma do ponto de cultura.

Para Iana Soares, professora da oficina, “o objetivo ao pedir os alunos para eles selecionarem as fotos, é mostrar que mais importante, além de fotografar é escolher nossas fotos. Fica melhor apresentar as 21 selecionadas pela turma do que mostrar 500 fotos de Quixeramobim sem nenhum critério”. Assim ela destacou.

No domingo, a oficina foi em sua maior parte dedicada às explicações sobre edição e o trabalho com fotoshop. Foram apresentas suas ferramentas principais mostrando o quanto tais recursos técnicos podem contribuir com o trabalho de fotografar. Sempre num ambiente de interação com os alunos, contribuindo para eles tirarem dúvidas. Em seguida os alunos se distribuíram de dupla e foram fotografar uns aos outros, exercitando um pouco mais o que aprenderam nas oficinas, concluindo esse momento com exibição de todas as fotos produzidas no laboratório de informática.

Todos os alunos pontuaram como muito positivo o aprendizado e disseram que a partir das oficinas passaram a ter um olhar diferente ao fotografar.

Durante as considerações finais, o coordenador geral do ponto de cultura Neto Camorim agradeceu a contribuição da fotógrafa Iana Soares por mais uma vez ter colaborado com o projeto “Patrimônio Vivo”. Ela também agradeceu e destacou como muito positiva as ações que estão sendo desenvolvidas pela Ong. Iphanaq, e espera que a turma possa dar continuidade ao que aprendeu em projetos futuros no campo da fotografia.

Para encerrar o presidente do Iphanaq Ailton Brasil fez os seus agradecimentos destacando a contribuição de todos na realização desse importante projeto.

O Ponto de Cultura Patrimônio Vivo é uma realização da ONG IPHANAQ com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

CINECLUBE IPHANAQ realiza exibição em São João Velho

Foi realizado no dia 19 de agosto, 19h, na comunidade de São João Velho- distrito de Lacerda, mais uma exibição itinerante pelo sertão de Quixeramobim. Na ocasião foi apresentado o filme Por 30 dinheiros, que conta a história de um circo de periferia que apresenta a peça “A Paixão de Cristo”. Acontece que Zé (que faz o papel do Cristo na peça) e Lula (que representa São Pedro) fogem com o dinheiro da bilheteria numa certa noite. Os dois passam a ser perseguidos pelo diretor da peça, Biu (o “Judas”) e essa perseguição gera cenas de comédia, drama e tragédia, que têm como pano de fundo um nordeste globalizado com fortes raízes culturais.

Antes do filme principal, foi apresentado o curta “Devoção”, destinado ao público infantil também presente.

Segundo Edmilson Nascimento que coordenou a sessão de cinema juntamente com Ailton Brasil presidente da Ong. Iphanaq “foi uma experiência muito interessante. Desde a viagem até a comunidade de caminhão pau de arara, como também receptividade do público a exibição, constituído na sua maioria de pessoas que nunca tiveram num cinema, já é algo muito significativo. Isso tem sido gratificante, pois o cineclube tem criado esse momento cultural e pedagógico nas comunidades”.

O projeto Cineclube itinerante é uma realização da Ong. iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que uma vez por mês exibem filmes nas comunidades rurais do município. E tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.
Postado por: Neto camorim- Historiador e Coordenador do Ponto de Cultura Patrimonio Vivo e do Cineclube iphanaq

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados