Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Quarta-feira, 20 de setembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
23/03/2012
ONG Iphanaq destaca Conselheiro Vivo 2012 e apresenta ações para 2012/2013

¨Uma boa avaliação, pelas pessoas que tiveram presentes, homenagens, atividades e ações pensadas para realização¨, assim avaliou o Conselheiro Vivo 2012 o professor Aílton Brasil, presidente da ONG Iphanaq. A fala do presidente foi proferida, na Casa Antônio Conselheiro, na noite do dia 13 de março, aniversário de Antônio Vicente Mendes Maciel, durante lançamento do livro ¨Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim¨, do historiador Ismael Pordeus (Museu do Ceará – artigos de 1949 a 1955), que teve apresentação do antropólogo e Professor Doutor da UFC, Ismael Pordeus Júnior.

As filhas do historiador também estiveram presentes ao lançamento, assim como outros familiares. Na ocasião, a Câmara Municipal entregou a Comenda Antônio Conselheiro, entregue in memoriam ao historiador Ismael Pordeus. ¨Parabenizo a ONG Iphanaq pelo trabalho e externo a minha felicidade por este momento¨, afirmou o antropólogo Ismael Pordeus Júnior, agradecendo as homenagens ao pai e a receptividade na cidade.

Presente na segunda noite do evento, o prefeito Edmílson Júnior (PMDB) vislumbrou a possibilidade de lançamento de uma cartilha sobre Conselheiro/Canudos, para difusão na rede de ensino do município. Nesse sentido, o Iphanaq ressalta, o trabalho desenvolvido pelo Iphan Ceará, que lança no momento cartilhas sobre conhecimento histórico e patrimônio de cinco municípios, em parceria com as respectivas prefeituras. A informação foi repassada também à Câmara Municipal, ressaltando que a ONG participa de reunião nos próximos dias em Fortaleza no Iphan, com a presença do prefeito, pautada pela criação de uma Área de Proteção no centro de Quixeramobim.

Ações Iphanaq
- Além de se disponibilizar para a criação de um produto destinado diretamente à sala de aula, a ONG Iphanaq possui outras propostas em trono das memórias Conselheiro/Canudos, como a produção do CD ¨Sertões Sonoro¨. Conforme repassado à Câmara Municipal, trabalhos fotográficos visando produtos como exposições permanentes e calendário de imagens difundido no município e a criação do Centro de Pesquisa Conselheiro Canudos, a ser instalado na cidade, se não na Casa Conselheiro, no Memorial Antônio Conselheiro, atualmente um problema na cidade diante da sua não conclusão e ausência da concepção temática no local. As salas não apresentam conteúdos temáticos, o Auditório não foi concluído e climatizado e o projeto não recebeu a trabalho paisagístico, conforme o próprio arquiteto que concebeu a obra, Fausto Nilo.  

¨Precisamos, e o Iphanaq lembra, termos finalmente concluída na cidade, e com funcionamento, essa obra que está no centro, que foi inaugurada há 15 anos e hoje a vemos sem uma destinação de uso adequada¨, afirmou Osvaldo Costa, Coordenador Técnico do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo/Iphanaq, durante a noite de abertura do Conselheiro Vivo, em 12 de março, com aplausos dos presentes. Ele recebeu a Comenda Antônio Conselheiro juntamente com o pescador Marcílio Maciel, autor de discurso que emocionou o público presente à Casa Conselheiro.     A primeira noite do Conselheiro Vivo, em 12 de março, contou também com o lançamento de exposições elaboradas a partir de atividades do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo: ¨Riscos de Conselheiro¨, resultantes de Oficina de Xilogravura com o artista João Pedro do Juazeiro, e ¨Em volta do Mercado Público¨, Exposição Fotográfica resultado das oficinas na área com a fotógrafa Iana Soares. A programação de 12 de março encerrou-se com o lançamento do Grupo de Leitura ¨Sertões e Memórias¨, com debate do psicanalista Osvaldo Costa, mediado pelos estudantes de Letras Bruno Paulino e Mayara Albuquerque, Coordenadores do Grupo, que fará a primeira reunião em 13 de abril, também na Casa Conselheiro.

Arquivo Público
- As comendas foram entregues pela Câmara Municipal, a partir de proposição do vereador Everardo Júnior (PMDB), contando com a presença, na primeira noite do Conselheiro Vivo, do presidente do parlamento municipal, Carlos Roberto Mota Almeida (PMDB). O presidente da Câmara mostrou-se receptivo, a partir de diálogo mantido, a proposta do Iphanaq de criação do Arquivo Público Municipal de Quixeramobim. O Iphanaq mantém contatos com a Direção do Arquivo Público Estadual, sugerindo à Câmara a discussão a partir de audiência, com a presença de outras experiências criadas, como a do Arquivo Municipal de Pacoti, que já teve o diretor do mesmo presente em Quixeramobim em atividades do Iphanaq. Durante as proposições, a ONG Iphanaq elabora propostas para compor Projeto de Lei, a ser votado na Câmara Municipal, criando concretamente o Arquivo Público.

Na sessão de 14 de março, a Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, feriado municipal em 13 de março, referente à data de nascimento de Antônio Conselheiro. ¨É um feriado de provimentos, para realizarmos atividades em torno do Conselheiro¨, disse o prefeito Edmilson Júnior. ¨Uma forma de nessa data, e em toda a semana anterior, abrirmos o coração para o Conselheiro¨, justificou Everardo Júnior, autor da proposta.

Conselheiro Vivo 2013/Iphanaq - Mesmo antes da votação, a ONG Iphanaq, através do presidente Aílton Brasil, já anunciava que a entidade continuaria concebendo e realizando o Conselheiro Vivo, como nos últimos anos. Além das ações pensadas, citadas acima e no local pelos integrantes do Iphanaq, a ONG já mantém contatos para o Conselheiro Vivo 2013 com nomes como a professora Dra. Ângela Gutierrez, do Departamento de Literatura da UFC, que se dedica aos ¨retratos do Conselheiro¨ em diferentes obras, e o artista Descartes Gadelha, autor de ¨Cicatrizes Submersas¨, exposição permanente no Museu da UFC, além de outros nomes nas diversas linguagens.

Mais informações:

iphanaq@gmail.com
(88) 9998-7434 – Aílton Brasil
(85) 8830-5208 – Danilo Patrício

Confira Agenda Iphanaq:
30 de março: Papo Cultural, 19h, na Casa Antônio Conselheiro
31 de março: Cineclube Iphanaq, 20h, no Assentamento de Maraquetá, zona rural de Quixeramobim
13 de abril: Grupo de Leitura ¨Sertões e Memórias¨, 19h30, na Casa Antônio Conselheiro – debate aberto com interessados, a partir da leitura da metade de A Terra, do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha.
Postado por:

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

1 Comentário

por Dauria Braga, em 24 de Março de 2012 as 13:52
PREZADOS SENHORES O QUE DEVE SER PENSANDO PARA BREVE FUTURO É O QUE SEGUE: -Elaborar projeto para construção de uma estátua em tamanho gigante para de Antonio Conselheiro. -Este memorial hoje existente ai em Quixeramobim esta totalmente ultrapassando, necessitando urgentemente de uma modernização estrutural um verdadeiro up-grading. Abraços Dauria Braga

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados