Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 23 de abril de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: Domingo Sertanejo
 
 
02/04/2012
Estéfani Nobre apresenta monografia sobre a participação feminina na política de Quixeramobim

Foi realizada no dia 29 de março, na Casa de Antônio Conselheiro, a 15º edição do Papo Cultural, que recebeu como convidada a historiadora Estéfani Cardoso Nobre. Na oportunidade, apresentou sua monografia de graduação realizada pela UECE/FECLESC- Quixadá, em 2009, que tem como título: “A Participação Feminina no Cenário Político de Quixeramobim”, tendo como recorte temporal, o período em que a senhora Aldamira Guedes Fernandes foi prefeita, de 1958 ao final da então gestão, em 1962. Segunda Esféfani, Dona Aldamira Fernandes foi a primeira mulher eleita prefeita no Ceará.

No início da apresentação, a convidada fez um breve relato de como seu trabalho monográfico foi constituído. Na primeira parte discorreu sobre o papel da mulher no cenário social e político no mundo ocidental, destacando as ações femininas no período greco-romano e a inserção da mulher nas lutas do século XIX e XX em prol da liberdade e dos direitos do gênero feminino.

Num segundo momento, destacou a atuação da mulher na história política brasileira, profundamente marcada pela desigualdade e submissão, priorizando análises que fez a partir dos anos 1920 e 1930, décadas marcadas pelo início da luta feminina na política nacional, principalmente pelo direito ao voto e atuação política.

Na terceira parte de sua monografia, destaca a participação feminina na política em Quixeramobim, quando da eleição para prefeita de Dona Aldamira Guedes Fernandes, em 1958, onde analisa o contexto político cearense da época, e como se deu o processo eleitoral e sua administração, num cenário político bastante masculinizado, avaliando a permanência dessas características no cenário contemporâneo.

Estáfani ressaltou que, além das entrevistas realizadas com a ex-prefeita, também conversou com outras pessoas, no contexto de decisões da pesquisa e seguindo sugestões da própria Dona Aldamira.  Entre as fontes ressaltou Dona Laís Nobre e o senhor Jorge de Sousa, no distrito de Encantado, Dona Idalba Simão, Dona Conceição e Marcos Simão.

Um dos fatos curiosos, bastante comentado durante o debate, após a apresentação, foi como aconteceu o processo de escolha da candidatura de Dona Aldamira à prefeitura. Segunda Estéfani, o nome que vinha sendo trabalhado para ser candidato seria o do esposo de Dona Aldamira, Dr. Joaquim Fernandes, médico conceituado na cidade. Mas devido ser irmão de Dona Idelzuite, esposa do prefeito da época, Luiz Almeida, Dr. Joaquim estava impedido de ser candidato, conforme legislação eleitoral.

Diante desse impasse, os políticos da situação se reuniram na prefeitura e decidiram lançar o nome de Dona Aldamira. Por ser uma senhora bastante querida na cidade, principalmente pelo trabalho social desenvolvido na Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância, entidade mantedora do Hospital Infantil. Segundo depoimento da ex-prefeita, relatado na monografia, “eles se reuniram na prefeitura e quando decidiram o meu nome foi escolhido. Só vieram me comunicar. No início relutei, mas depois resolvi aceitar essa missão, administrar Quixeramobim”.

Entre o público presente na apresentação, estavam professores, estudantes, profissionais liberais e dois dos entrevistados do trabalho da Estéfani Nobre, Dona Idalba e Marcos Simão, que, durante a participação no debate, enalteceram a iniciativa do Iphanaq de realizar o Projeto Papo Cultural.

O Projeto Papo Cultural é uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento em nosso município. É uma realização da ONG. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo e tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação.
Postado por: Neto Camorim- Historiador e integrante da ONG. Iphanaq netocamorim@gmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados