Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 30 de abril de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
11/05/2012
IPHANAQ lança documentário Coroação de Nossa Senhora no Cineclube em Várzea do Meio

A Ong. Iphanaq realizou no dia 04 de maio, durante a apresentação do Cineclube, na comunidade Várzea do Meio, distrito de Manituba, 36 km da sede do município, na abertura dos festejos de Nossa Senhora de Fátima, o lançamento do Documentário: “Coroação de Nossa Senhora”. Uma produção da Ong. Iphanaq e do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.

As gravações desse documentário foram realizadas em 2011, durante a coroação de Nossa Senhora, no dia 31 de maio, na residência de Dona Zélia, que há mais de 40 anos realiza coroação na referida comunidade.

Uma das tradições culturais religiosas muito valorizadas no passado, mas que hoje está se perdendo. Poucas comunidades realizam coroação, antes quase todas faziam durante o mês de maio. Daí o interesse da Ong Iphanaq de fazer esse registro em vídeo, para que as novas gerações que não sabem o que é uma coroação possam conhecer e valorizar nossa cultura religiosa. Destacou o coordenador do cineclube, Neto Camorim.

Segundo o Sr. Francisco Andrade, um dos participantes do documentário e presente ao lançamento, “iniciativas como esta no Iphanaq de gravar em vídeo as manifestações culturais das comunidades, estimulam para que as pessoas do sertão tenham orgulho daquilo que fazem e passem a valorizar mais. Muitas vezes aquilo que fazemos, achamos que é besteira, coisa sem valor, mas depois percebemos que é algo importante. Só que precisa ser valorizado. Isso agora está acontecendo. Sinto-me orgulhoso de ter participado desse documentário”.

Para Elistênio Alves, integrante do Iphanaq e responsável pela edição do documentário, “foi uma experiência muito interessante. Como aluno do ponto de cultura da primeira turma em 2009/2010, desde então, tenho procurado aprimorar aquilo que aprendi nas oficinas de audiovisual, colocando em prática meu aprendizado. Essa é minha primeira experiência com edição, sei que ainda é uma produção sem muito profissionalismo. Mas já é o primeiro documentário produzido exclusivamente por alunos do Ponto de Cultura, Elistênio Alves, Lenildo Oliveira e Neto Camorim. Considero isso muito importante para Quixeramobim, que não tinha antes do Iphanaq e do Ponto de Cultura muito espaço para se pensar e desenvolver ações culturais”.

Após a exibição do documentário, Neto Camorim agradeceu a comunidade de Várzea do Meio, por ter oportunizado as gravações, além de agradecer de maneira especial as pessoas que colaboraram com seus depoimentos no documentário. Dona Zélia, Francisco Andrade e Letícia Vitoriano de Oliveira. Que receberam de brinde, cópias do filme pelas suas participações no documentário de Coroação de Nossa Senhora.

O projeto Cineclube é uma realização da Ong. Iphanaq e do SESC-Ler de Quixeramobim, que mensalmente visita uma comunidade da zona rural do município com exibição de cinema gratuito para seus moradores. Tem o apoio do Sistema Maior de Comunicação e da Rádio Difusora Cristal.
Postado por: Neto Camorim - Integrante da Ong. Iphanaq e Coord. do Cineclube SESC-IPHANAQ / netocamorim@gmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados