Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sábado, 18 de novembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Manhã 106
No ar: Sábado é Show
 
 
30/05/2012
Casa Antônio Conselheiro recebe exposição de Audifax Rios

A Casa recebe um dos filhos afetivos, Audifax Rios, na morada de AntônioConselheiro. O artista  que dedicou muitos anos e grande parte da obra a Canudos e Antônio Conselheiro, líder da Comunidade de Belo Monte, a Canudos, na Bahia, entre 1893 e 1897. O edifício onde nasceu Antônio Vicente Mendes Maciel, em 1830, localizado no Centro de Quixeramobim, tombado pela Secult estadual em 2005 e patrimônio afetivo da cidade, é palco da Exposição ¨Decálogo do Santo Guerrero¨, do artista Audifax Rios, cearense nascido em Santana do Acaraú, em 1946, possuindo vários escritos e desenhos tematizando o universo social, que teve o protagonista cearense propagado no mundo a partir de 1902, com o lançamento do livros Os Sertões, de Euclides da Cunha.

A Exposição será lançada quarta, dia 30/05, 19h, na Casa Antônio Conselheiro (Cônego Aureliano Mota, 210, Centro) ficando em cartaz por todo o mês de junho durante as festividades do padroeiro Santo Antônio, incluindo as comemorações especiais de 9 de junho, que, além da musical Festa Reimosa, realiza na mesma data Papo Cultural Especial, com Fausto Nilo e familiares. Inicialmente, é garantida a visita à Exposição até 14 de agosto, por ocasião do dia do município, decidindo-se depois o futuro das obras, que devem passar por escolas da cidade e da zona rural do município.  

A Exposição de Audifax Rios é composta por 10 estandartes elaborados pelo artista, distribuídos pelos compartimentos da Casa. A montagem da Exposição é do Insituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq), a quem o artista doou a obra, após expô-las em outros locais como Santana, Sobral e Fortaleza. Após o recebimento, a ONG realizou montagem, feita por Edmilson Nascimento, Aílton Brasil e Weynes Matos. Construídas em técnica mista, as peças são colagens de desenhos antigos e atuais, com referência a outros autores e gravuras clássicas que dialogam com o contexto histórico de Canudos.

¨A opção pela forma estética do estandarte, elemento muito usado pela Igreja Católica em procissões ao tempo do conflito, simboliza a presença da Bandeira como porta-voz da ideia libertária a qual se liga Canudos¨, justifica o artista.  

A partir da ligação artística com Conselheiro Canudos, Audifax estabeleceu ligações com Conselheiristas de Quixeramobim, em contato estabelecido inicialmente em 1997, quando viajou em companhia dos quixeramobineneses até Canudos, durante as rememorações do centenário do Belo Monte, pensando propostas com os que vieram a ser integrantes da ONG que tem a memória de Conselheiro como uma das principais frentes de trabalho.

Como forma de movimentar a Casa onde nasceu Antônio Conbselheiro, a ONG passou a realizar atividades no edifício, como os encontros mensais do Grupo de Leitura Sertões e Memória, a Festa anual do Ponto de Cultura e o Papo Cultural, que recebe sempre na última semana de cada mês convidados para conversa e debate.  

A Exposição será lançada dia 30, 19h, juntamente com edição do Papo Cultural que recebe o professor João Paulo Barbosa, graduado em Letras pela Uece/Feclesc, que prepara peça musical na cidade a partir da obra de Fausto Nilo.

Mais informações:
Audifax Rios (85) 9939-9676.  
Aílton Brasil/Presidente ONG Iphanaq (85) 9998-7434

Site Ponto de Cultura Patrimônio Vivo
www.patrimoniovivo.com.br
visite e cadastre-se
Postado por:

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados