Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sexta-feira, 26 de maio de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
24/08/2012
ONG IPHANAQ entrega CDs e DVDs ao Mestre Piauí

“Isso que tá acontecendo agora é muito importante pra gente. É uma conquista pra todo o povo que faz reisado aqui”. Foi com essa frase que Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, recebeu os exemplares do trabalho “Boi de Reisado de Quixeramobim”, entregue na residência do Mestre, no Alto da Colina, pelos integrantes da ONG Iphanaq.

O CD possui 23 faixas, entre músicas e homenagens, acompanha encarte com letras das canções, fotografias e créditos dos participantes do Projeto. O CD foi viabilizado através de Termo de Ajuste e Conduta (TAC) mediado pelo IPHAN-Ceará, que contratou a ONG Iphanaq para parte do Projeto ligado a ações de compensação no campo cultural, a partir de multa imposta ligada à demolição parcial do Casarão dos Escravos, a Casa de José Felício.

Memória Musical - Com a redução de custos, o Iphanaq conseguiu viabilizar também o CD “Rabeca Pereira”, iniciando com ele a série Memória Musical, onde o CD “Boi de Reisado Quixeramobim” insere-se como 2º número. Com a distribuição garantida, o Iphanaq agregou ao CD um DVD com três documentários produzidos na cidade pelo Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, gerido pela ONG. “Forró”, “Tempo Passadiço” e “Reisado” são os títulos dos vídeos, realizados por alunos formados em oficinas organizadas pelo Ponto de Cultura/ONG, que ocorreram no Liceu.

As aulas foram ministradas pelo videomaker Alexandre Veras, somando o tempo de oficinas e edição ao Projeto “Interações Estéticas” (Funarte), desenvolvido pelo artista em Quixeramobim como residência cultural no Ponto de Cultura Patrimônio Vivo. O material foi lançado em Quixeramobim na noite de 07 de janeiro deste ano, com apresentação especial do Boi de Reisado na Praça Matriz e distribuição gratuita do trabalho aos presentes, além de repasse aos integrantes da apresentação e aos que participaram das gravações, realizadas na cidade.

Solicitação e destino - Após reunião com o Iphan, a ONG Iphanaq solicitou oficialmente ao órgão autorização para venda de parte dos Cds (acompanhados de DVD e encarte) objetivando cumprir despesas logísticas relacionadas a ações culturais no município. O pedido foi feito também para venda por parte do Mestre Piauí, que, ao receber as novas unidades, ressaltou a importância de também aplicar recursos obtidos com a venda nas despesas anuais de elaboração do folguedo. Pelo Iphanaq, estiveram presentes durante a entrega, o colaborador Edmílson Nascimento, o Coordenador do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, Neto Camorim e o Coordenador do Projeto Memória Musical pelo Iphanaq, Danilo Patrício.

Além de unidades repassadas ao Iphan, o Iphanaq distribui os encartes gratuitamente para escolas e espaços de educação e cultura no município. “Além de poder vender pra ajudar a botar o boi na rua, o mais importante é a gente saber que, quando chegar o nosso fim nesse mundo fica um trabalho pra quem fica aqui saber. Desde que eu comecei e mesmo antes de mim, foram muitos os brincaram reisado e se foram, fizeram a viagem, sem ver uma coisa gravada e filmada pra quem viesse depois deles. Agora tá garantido. Por que muitos falam em preservar a cultura e em ajudar a espalhar, mas pra valer mesmo é difícil ver. O que a gente tá vendo agora, com vocês chegando aqui, é uma coisa certa de um trabalho que vocês começaram com a gente há muito tempo, e agora a gente tem a felicidade de receber CD e DVD de vocês, que chegam novamente aqui em casa, e agente vai espalhando mais o reisado”, destaca o Mestre Piauí.

Como você pode adquirir o Encarte CD/DVD:

Com a ONG Iphanaq: iphanaq@gmail.com (88) 9926-1048 (com Neto Camorim, a R$ 20,00 encarte completo: CD/DVD/folheto com fotos e canções)
Com o Mestre Piauí: (88) 9466-7988 (preço indicado pelo Mestre)
Mais informações no site: http://www.patrimoniovivo.org.br
Blog: www.patrimonioiphanaq.blogspot.com
Acesse e comente aqui!
Postado por: Danilo Patrício - Coordenador do Projeto Memória Musical e Integrante da Ong. Iphanaq danilopatricio1@hotmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados