Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sábado, 19 de agosto de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: - -
No ar: - -
 
 
04/12/2012
Elivande Brito apresenta Projeto sobre preservação da água no Papo Cultural

No último dia 29 de novembro, na casa de Antonio Conselheiro, foi realizada a 22ª edição do Papo Cultural. O convidado do mês foi o professor Elivande Brito, que apresentou o projeto de Especialização em meio ambiente, que está realizando pela UFC, com o tema: ÁGUA: direito de ter, dever de preservar.

Inicialmente, Neto Camorim que estava coordenando o evento, fez uma breve apresentação do convidado, destacando um pouco de sua história profissional, para, em seguida, ser realizada a apresentação do projeto.

Elivande Brito fez uma rápida contextualização da situação da água no mundo, no Brasil e em especial no semiárido nordestino e suas implicações climáticas enquanto fenômeno ainda não compreendido por grande parte de nossa população. Em seguida, direcionou a sua apresentação para as condições da água em Quixeramobim e os cuidados que deveriam estar sendo tomados pelo poder público e sociedade civil para uma maior educação ambiental em relação ao uso da água.

Segundo o professor Elivande, esse projeto por ele desenvolvido, e iniciado este ano de 2012, surgiu da preocupação com a preservação da água e seu consumo consciente no município. Pelos dados apresentados, o volume de água acumulada nos principais açudes que abastecem a cidade está abaixo da metade. Segundo dados da COGERH, o Açude Fogareiro, principal reservatório do município, está com 48,86% da sua capacidade: “Isso é algo muito preocupante, diante desse período de seca que estamos enfrentando”, destacou.

Além dos reservatórios estarem com volumes muito baixos nesse período de seca, não existe, segundo o professor, nenhuma campanha de conscientização permanente realizada pelo SAAE, orientando a população, seja na cidade ou nas comunidades rurais, para o uso correto da água. Ressaltou ainda, que “o uso consciente da água não depende exclusivamente do poder público. É preciso a colaboração de toda a sociedade. Afinal todos devem se sentir responsáveis. Sabemos que é difícil mudar as pessoas, principalmente quando tais questões já viraram práticas culturais, muitas vezes, inconscientes, é que não querem mudar. Mas é preciso insistir, diante da complexidade e relevância que o debate sobre a água tem pautado a agenda ambiental em todo o mundo. É algo realmente desafiador para a humanidade, para todos os seres vivos do planeta”.

No final da sua fala, Elivande ainda destacou que pretende concluir esse projeto até o final de 2013, e no ano seguinte realizar palestras nas escolas, sindicatos e ONG’s, tentando contribuir com a sua pesquisa, para um consumo mais consciente da água em Quixeramobim.

Após a apresentação aconteceu um importante debate, onde o público presente, alunos e professores, fizeram suas intervenções com reflexões e comentários sobre a temática.
Postado por:

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados