Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Domingo, 19 de novembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: As Melhores da Canudos
No ar: Domingo Sertanejo
 
 
29/01/2013
Osvaldo Costa apresenta dissertação de mestrado no Papo Cultural

É com muita emoção que estou aqui na casa onde nasceu Conselheiro apresentando essa pesquisa. Esse momento para mim tem um simbolismo muito grande”. Foi com essa frase que o psicólogo, Osvaldo Costa Martins iniciou a apresentação da sua dissertação de mestrado em Psicologia no dia 25 de janeiro, na casa de Antônio Conselheiro. Sua pesquisa tem como tema: Os manuscritos de Antônio Conselheiro: Culpa e identificação na religião do filho (uma resposta à Igreja e ao Estado), realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012.

Inicialmente o coordenador do evento, Neto Camorim fez uma breve apresentação do convidado, agradecendo a sua presença na 24ª edição do Papo Cultural. Em seguida, Osvaldo Costa fez a apresentação de seu trabalho, destacando aspectos mais relevantes da sua pesquisa.

Na primeira parte de sua fala destacou a trajetória de Antônio Conselheiro e a construção de seu legado durante toda a sua peregrinação pelo sertão nordestino, desde a sua saída de Quixeramobim até se fixar no norte baiano e fundar a comunidade de Belo Monte, posteriormente chamada de Canudos.

Na segunda parte, destaca com mais ênfase o tema de sua pesquisa. Trata-se de uma leitura psicanalítica dos dois Manuscritos de Antônio Conselheiro. De acordo com as hipóteses por ele analisadas em relação a estes, dois pontos: (1) suas prédicas revelam culpa e identificação naquilo que Freud chamou de Religião do Filho. Considerado legítimo no período do Império, com o advento da Romanização e da República, Antônio Conselheiro passou progressivamente a ser visto como inimigo da Igreja e do Estado; (2) os Manuscritos expressariam também uma resposta a esta nova condição: por meio de uma intensificação de sua fé, Antônio Conselheiro se legitima pela renúncia ao desejo, o sacrifício de si e aquilo que Freud chamou de reconciliação do filho com o Pai.

Após a apresentação aconteceu um importante debate com a intervenção de convidados. Logo após o debate, o presidente da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, entregou ao convidado uma menção honrosa, que foi repassada às suas mãos pelo jornalista Danilo Patrício.

O projeto Papo Cultural é uma ação desenvolvida pela Ong. Iphanaq que, na última sexta feira de cada mês, recebe convidados na casa de Antônio Conselheiro. É uma conversa com personalidades que contribuem com seu trabalho, seus conhecimentos e seus saberes diversos, para a difusão do patrimônio histórico e desenvolvimento cultural e educacional de nosso município.
Postado por: Neto Camorim - Historiador e Coordenador do Papo Cultural - netocamorim@gmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados