Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Sábado, 16 de dezembro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Manhã 106
No ar: Sábado é Show
 
 
15/03/2013
Apresentações artísticas e culturais e entrega de Comendas marcam o encerramento do Conselheiro Vivo

Neste dia 13 de março, aniversário de Antônio conselheiro, e pela primeira  vez feriado municipal, aconteceu o encerramento da programação do “Conselheiro Vivo” 2013, que este ano teve como tema: “Antonio no tempo das artes”


As atividades começaram 8h da manhã, no Memorial Antonio Conselheiro, com as apresentações artísticas e culturais das escolas municipais e premiação dos vencedores do curso “Conselheiro nas Escolas” (poesias, crônicas, cordel, artigos e pinturas). É importante ressaltar que parte dessa produção foi exposta no memorial durante as apresentações.

Ao meio dia, na rádio Canudos FM, foi realizado o debate: “Parabéns Conselheiros”, com a participação dos integrantes da Ong. Iphanaq, Ailton Brasil, Antônio Carlos e Neto Camorim; do secretário da Cultura e Turismo, Luciano Costa; do Vereador Everardo Junior (proponente do projeto de lei de criação do feriado municipal no dia 13 de março, aniversário de Conselheiro) e do coordenador do SESC-Ler de Quixeramobim, Hugo Fernandes Lemos.

Às 19h, na casa de Antonio Conselheiro, aconteceu o encerramento das atividades da semana. Inicialmente foi realizada uma belíssima apresentação da Banda de Lata Criança Feliz, do Assentamento Recreio, cantando inclusive a música “Fumaça da Pólvora”, para homenagear Conselheiro na casa onde ele nasceu.

Em seguida foi entregue a Comenda Antonio Conselheiro aos agraciados deste ano: A professora da UFC Ângela Gutierrez (que devido a problemas de saúde não pôde comparecer, foi representada pelo cronista Bruno Paulino), o artista plástico Audifax Rios e o professor de história do município, Antônio José Simão. Além de uma homenagem realizada pela Secretaria de Educação do município ao senhor Antonio do Espírito Santo, que veio da cidade de Jequié-BA, participar do aniversário de Antonio Conselheiro.

Ailton Brasil, presidente da Ong. Iphanaq, realizadora do evento desde 2004, disse esperar que as comemorações do aniversário de Conselheiro tenham continuidade em 2014, com o fortalecimento das parcerias deste ano: Secretaria da Cultura e Turismo, SESC-Ler, escolas municipais e estaduais, Fundação Canudos e outros parceiros que queiram se juntar ao projeto Conselheiro Vivo serão bem vindos. “Só assim começaremos de verdade a fazer com que nossa população conheça e valorize a história desse homem que foi um dos maiores líderes da história do Brasil, mas que precisa ser conhecido e compreendido na sua terra natal. Pois nomundo afora é um dos personagens mais estudados”.  Aílton Brasil disse, ainda, que a Ong. Iphanaq está pronta pra colaborar e que vai continuar reivindicando da prefeitura políticas culturais para o nosso povo. “Isso é direito ,não é favor. Estamos encerrando o Conselheiro Vivo, foi muito bom o evento, teve um maior envolvimento da comunidade, mas depois como fica a continuidade das ações se o município não tem um conselho, plano e fundo municipal de cultura? É urgente a criação do conselho para fortalecer o trabalho dos agentes culturais nas mais variadas áreas e frentes de atuação enquanto sociedade civil organizada”, destacou na sua fala de encerramento do evento.

Logo após a entrega das comendas aconteceu a fala das autoridades que estavam presentes e, em seguida, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Clébio Pavone, encerrou a sessão solene.

Para finalizar as comemorações do aniversário de Antonio conselheiro teve o show musical: Conselheiro Infinito, com Azanias e Banda e a participação especial de Waldemar Nascimento, Mestre Piauí e Badu da Maravilha.

Postado por: Neto Camorim – historiador e integrante da Ong. Iphanaq / netocamorim@gmail.com

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 

Nenhum Comentário

Deixe seu comentário



Outros:
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados