Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Quarta-feira, 18 de outubro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: Ponto de Fé
No ar: SerTão Conta Mais
 
 
 
14/03/2012
Conselheiro Vivo
Lançamento de livro e entrega de comenda encerram comemorações

Foi encerrada na noite desta terça-feira, 13, na casa Casa de Antonio Conselheiro, a programação de mais uma edição do Conselheiro Vivo, evento realizado com o objetivo de homenagear a figura do Mártir dos Sertões Nordestinos, Antonio Conselheiro, pelos seus 182 anos de nascimento.
Na ocasião, o antropólogo e professor, Dr. Ismael Pordeus Júnior, recebeu da Câmara Municipal de Quixeramobim a Comenda Antonio Conselheiro e lançou o livro "Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim" (Coleção Outras Histórias - Museu do Ceará). A última noite de evento contou ainda com a exposição de Xilogravura intitulada "Riscos para Antônio", resultado de uma oficina com o gravador João Pedro do Juazeiro. A noite foi marcada também por muito Pop Rock com a banda quixeramobinense Soul Taqui. Os integrantes interpretaram grandes sucessos da música brasileira e internacional, sob a coordenação do professor João Paulo Barbosa.  

O jornalista e integrante da ONG Iphanaq, Danilo Patrício, em entrevista à equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação, revelou o verdadeiro propósito da ONG: “Tentamos nos 182 anos do Conselheiro cumprir a missão do Iphanaq, uma missão educativa, através de documentos e da arte. O Conselheiro Vivo conseguiu dialogar bem com a sociedade, com a comunidade escolar, com os poderes institucionais“.

Ainda segundo Danilo, o evento já se tornou tradição no município: “Como a Bahia faz o 05 de outubro a partir da Guerra, a gente vem tentando nesses últimos anos se apropriar do 13 de março, que é a data de nascimento do Conselheiro. Essa tradição vem com uma homenagem prática para incentivar, provocar, questionar, debater, propor e pensar em um Conselheiro como invenção original, e a gente vem conseguindo fazer isso”.

O presidente da entidade, Aílton Brasil, ressaltou o sucesso do evento: “Esse ano, o Conselheiro Vivo foi muito especial, pelas homenagens que aconteceram, pelas pessoas que estiveram presentes, por também ter motivado desde a conferência da cultura a criação do feriado em homenagem a Conselheiro. É assim que a gente pensa a festa do Conselheiro Vivo, uma festa que não seja do Iphanaq, mas sim da população de Quixeramobim.E é isso que esperamos a cada ano, uma festa cada vez maior”, disse.
Postado por: Jornalismo - SMC

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados