Rádio Campo Maior AM
Canudos FM
SM Publicidade
Fundação Canudos
Quixeramobim
Fale Conosco
Você concorda com o aumento no número de vereadores em Quixeramobim nas eleições de 2020?




 
Segunda-feira, 16 de outubro de 2017.
Clique aqui para ouvir nosso Jingle
No ar: As Melhores da Canudos
No ar: - -
 
 
 
09/10/2017
Artigo
Idace: 30 anos fazendo justiça social

Com o título “Idace: 30 anos fazendo justiça social”, eis o artigo do ex-prefeito de Quixeramobim e superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Cirilo Pimenta:

“E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Certamente a filosofia do educador Paulo Freire esteve presente quando da criação do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Neste 2017, o Idace chega aos 30 anos de existência descortinando políticas agrárias que recebem o reconhecimento da sociedade em seu papel social de relevância para a população do campo do Ceará.

Esta instituição, nos governos Cid e Camilo, há prestado magno serviço aos cearenses no combate à pobreza no campo. Hoje, graças a esses governos, temos 600 assentamentos estaduais que acolhem milhares de famílias do meio rural, apoiados por programas sociais e assistência técnica, que há permitido a evolução do bem-estar das pessoas em todas as áreas. O resultado desta política de governo tem sido o incremento na produção de alimentos sadios, regulando o mercado e impedindo a disparada dos preços dos produtos que compõem a cesta básica.

A atividade essencial, e prioritária, do Idace é a regularização fundiária. Dos 182 municípios do Ceará com zona rural, cerca de 120 já foram contemplados com a titulação e a escrituração dos imóveis dos agricultores familiares do Estado. Esse benefício permite que todas as posses, de 200 hectares abaixo, sejam escrituradas em nome dos seus proprietários a custo zero. O que leva à valorização da terra, dá autonomia ao proprietário para investimentos e provoca a elevação da autoestima. A consequência desse processo é a fixação do homem no campo, evitando o êxodo rural tão comum em outras épocas.

O Brasil sempre foi um país rural, e o povo tem direito à terra. Por isso, temos motivos sobrados para festejarmos os 30 anos do Idace. Àqueles que, em 1987, de forma visionária criaram o órgão, a certeza de que pontificou o pensamento do escritor francês Victor Hugo: “Nada é mais poderoso do que uma ideia que chega no momento certo”.

Cirilo Pimenta
(cirilopimenta@gmail.com)
Superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace)
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunica��o

  imprimir
enviar para um amigo 
voltar
 
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados