História
Turismo
Arte e Cultura
Antonio Conselheiro
Galeria de Fotos
Informações Úteis
Fale Conosco
 
 
 
Quarta-feira, 23 de agosto de 2017.
No ar: Experiência de Deus
No ar: Cidade em Campo
 
 
Município emergente do ciclo do couro, emancipado há mais de dois séculos, Quixeramobim gerou-se e se desenvolveu às margens do rio que outrora chamava-se Ibú (hoje Quixeramobim), cujo leito, quando seco, servia de estrada natural por onde transitavam os tangerinos conduzindo o gado que, de início e por muito tempo, viabilizou a economia do Ceará. No inicio do século XVII, animados pela fé, em torno de uma capela construída na fazenda Santo Antonio do Boqueirão, assentaram-se os pioneiros do núcleo que hoje se insere como dos mais prósperos do nosso Estado, rico em cultura, pujante em sua história e certo do seu compromisso com o futuro.

Localizado exatamente no centro geográfico do Estado do Ceará (Cidade Coração do Ceará), além da pecuária, a cotonicultura em muito contribuiu para a expansão da economia local, primeiro impulsionada pela construção da rede ferroviária e, depois, pela rodovia Costa e Silva (Estrada do Algodão – CE 060). A construção da Barragem (Açude Engenheiro José Cândido de Castro de Paula Pessoa) em 1958 viabilizou em definitivo o crescimento do núcleo urbano. A partir de 1970, com os incentivos da indústria de laticínios e do crédito bancário (Laticínios Betânia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco do Estado do Ceará), o Município atingiu a posição de maior produtor de leite das regiões Norte-Nordeste.

Dotado de vários e modernos equipamentos urbanos, ao lado de serviços de comunicações (três emissoras de rádio), saúde e educacionais (escolas regulares, técnico-agrícola, Liceu de Artes e Ofícios e cursos superiores), atualmente avançam e se consolidam um parque industrial voltado mais para a exportação (interna e externa) e a extração e lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas, acompanhados de um setor terciário em franca expansão.
 
 
 
 
Sistema Maior de Comunicação
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 507 – Centro CEP 63800-000 Quixeramobim – CE
Fones: (88) 3441.0263 / 3441.1178 Fax: (88) 3441.1209 - E - mail: contatomaior@sistemamaior.com.br
Copyright © 2006-2017  - Todos os direitos reservados